Desde 1996

 
Descontinuidade do serviço Google Apps/Gsuite/Workspace Gratuito

Em janeiro de 2022 o Google publicou aviso a seus usuários que a partir de 01 DE MAIO DE 2022 será DESCONTINUADO o servidor ou serviço Google Apps/Gsuite/Workspace em sua versão GRATUITA

Se você possui contas de e-mail para seu domínio que esteja utilizando esta plataforma de serviços do Google na versão gratuita (incluindo o Gmail para seu domínio e outros serviços desta plataforma como Google Drive, Contatos, Agenda e outrospoderá ser afetado por esta mudança. Mas se você já estiver utilizando um dos planos de assinatura paga do Google Workspace nada será afetado. Não confundir o serviço do Google com o serviço de hospedagem de seu website na ValeHost; são serviços totalmente independentes. Segue o anúncio do Google no link abaixo:


Por se tratar de um serviço externo, oferecido pelo Google, este não é coberto pelo suporte da ValeHost (conforme cláusula 4.3 do Contrato de Prestação de Serviço da ValeHost: https://valehost.com.br/contrato_valehost_v02.pdf ), porém os clientes que ainda utilizam esta plataforma de e-mails e serviços do Google vinculado a seu domínio poderão migrar suas contas de e-mail para o servidor da ValeHost sem nenhum custo adicional (exceto para contas do plano "hospedagem de domínio" que precisarão migrar para um plano de hospedagem completa). No servidor do Google cada conta de e-mail possui, na versão gratuita, até 15GB de espaço. No servidor de e-mails da ValeHost o espaço de armazenamento é compartilhado e o espaço total e quantidade máxima de contas varia conforme o plano contratado (veja os planos disponíveis em https://valehost.com.br ), ou seja, os e-mails compartilham o mesmo espaço com o website. Caso opte por migrar suas contas de e-mail para o servidor da ValeHost, os dados que estiverem nos serviços do Google (incluindo Gmail, Contatos, Agenda, Drive, Docs e demais serviços) NÃO serão migrados ou transferidos; apenas seu endereço de e-mail será mantido, sendo reiniciado como uma conta vazia. Por isso é importante que, antes dos serviços do Google serem cancelados a partir de 01 de maio de 2022, você efetue um backup de todos os seus e-mails e dados que ainda estejam na plataforma do Google, caso não queira perdê-los. Segue no link abaixo instruções para baixar seus dados do Google:


Os clientes que não quiserem migrar suas contas de e-mail para o servidor da ValeHost (plataforma cPanel) e desejarem continuar a utilizar a plataforma de e-mails e serviços "Google Workspace" deverão optar por um dos planos de assinatura oferecido pelo Google ( https://workspace.google.com/intl/pt-BR/pricing.html ). A contratação deste serviço é feita diretamente com o Google e para isso você deverá acessar o Google Admin no link abaixo, utilizando o usuário e senha administrativo (que foi informado quando sua conta foi ativada pela primeira vez, ou com a última senha que você tenha definido).


Após acessar o painel de controle do Google Admin clique em "Faturamento > Gerenciar > Adicionar ou Fazer Upgrade de Assinatura".

O serviço "Google Apps" esteve disponível em sua versão básica e gratuita até dezembro/2012 e oferecia contas de e-mail e acesso integrado a outros serviços do Google como Gmail, Drive, Docs, Fotos e outros. Porém para as contas ativadas antes desta data o Google manteve a gratuidade do serviço até o presente momento, embora a cláusula 3 de seu Termo de Utilização ( https://workspace.google.com/terms/standard_terms.html ) previsse a possibilidade do encerramento da gratuidade a qualquer momento. Posteriormente o nome deste serviço mudou para "Gsuite" e mais recentemente para "Workspace". 

Caso deseje efetuar a migração de suas contas de e-mail para o servidor ValeHost ou obter mais informações por favor nos contate para que você seja orientado sobre os procedimentos e agendamento da migração do servidor de e-mails.

Link de outras matérias a respeito:




 



©VALEHOST- Todos os Direitos Reservados